São muitas as tendências a que temos assistido nos últimos anos no universo tecnológico. No entanto, uma é evidente: Portugal é um destino preferencial para muitas empresas abrirem os seus centros tecnológicos.
Existem diferentes hubs tecnológicos no país, e as cidades mais procuradas são Lisboa, Porto, Aveiro, Braga ou Fundão. Como referência em inovação e gestão de projetos tecnológicos, Portugal destaca-se para centros de operações, tecnológicos ou de nearshore.
O empreendedorismo e inovação das empresas nacionais têm sido cruciais neste processo, assim como a influência do ecossistema das empresas tecnológicas internacionais. O know-how de empresas nacionais especializadas na contratação de TI é também um fator-chave, tornando os processos de recrutamento mais eficientes e menos complexos.
4 Razões para escolher Portugal para criar um hub tecnológico
A princípio, as razões para que Portugal seja a primeira escolha são diversas. Frequentemente estão relacionadas com as caraterísticas positivas dos profissionais portugueses, que se distinguem pela sua formação e qualificação técnica. Porém, existem outras razões, vejamos:
1- Localização geográfica:
Este aspeto que joga a favor de Portugal, sobretudo, para quem do continente americano procura uma porta de entrada na Europa. Portugal, com destaque para os Açores e a Madeira, é uma rampa de lançamento estratégica para empresas europeias que buscam expandir-se para o outro lado do Atlântico.
2 -Notoriedade:
Portugal tem ganhado reconhecimento internacional graças a eventos globais como o Web Summit e outras conferências de inovação e empreendedorismo. A procura do país para a criação de hubs tecnológicos é, por isso, uma consequência do seu protagonismo.
3 – Programas de apoio:
Outro fator a favor de Portugal são os programas e instrumentos governamentais existentes que apoiam a instalação de empresas e profissionais.
4 – Caraterísticas únicas:
Podem parecer secundárias, mas têm relevância suficiente para fazer a diferença para as empresas e os seus colaboradores. Falamos das caraterísticas únicas do país:
- custo de vida mais acessível quando comparado a outros países;
- clima;
- gastronomia;
- cultura;
- segurança;
- qualidade de vida.
Construir pontes em TI: O poder do Networking na expansão para Portugal
A importância de Portugal como hub tecnológico foi destacada pelo European Summer Market Report (da empresa americana Berkshire Hathaway HomeServices) e aponta o país como um destino cada vez mais atrativo para os investidores estrangeiros. No entanto, apesar das oportunidades, as empresas não podem subestimar os desafios inerentes à expansão global, nomeadamente dificuldade de contratar equipas locais de TI. Então, qual a chave para superar esses desafios? A resposta está em expandir a sua rede de networking e encontrar os parceiros locais que conhecem muito bem o mercado em Portugal.