A facilidade com que agora as profissões ligadas ao setor tecnológico podem trabalhar a partir de qualquer local, e geografia, abriu portas para um novo paradigma nos modelos de trabalho, com a adoção do trabalho remoto ou híbrido a ganhar espaço.
São cada vez mais as empresas tech internacionais que contratam profissionais portugueses, e que ficam a trabalhar a partir de Portugal, assim como empresas nacionais que contratam internacionalmente sem que os profissionais tenham de integrar fisicamente os escritórios locais. A localização geográfica deixou de ser uma barreira e a possibilidade de trabalhar remotamente é uma tendência cada vez mais acentuada, especialmente, em empresas tecnológicas.
Os números do Global Tech Talent Trends 2023 confirmam que 22,6% dos profissionais tech em Portugal estão a trabalhar remotamente para uma empresa de outro país e que 49% dos profissionais Tech não querem sair de Portugal.
Em paralelo, a tendência de sair do país também tem sido crescente, com profissionais locais, até então com trabalho em Portugal, mais recetivos a sair do país e a seguir carreira noutros destinos como EUA, Benelux ou países nórdicos.
Os dados revelam que um em cada cinco profissionais tech já trabalha a partir de Portugal para uma empresa estrangeira.
Uma das principais razões para isso acontecer é a remuneração auferida, que pode chegar a ser até 60% mais elevada em algumas carreiras de IT. Mas existem outras razões para o mercado internacional ser apetecível:
- Melhores condições para progressão de carreira;
- Seguro de saúde;
- Bónus e compensações salariais;
- Formação.
A competitividade no setor das IT está ao rubro e, por isso, as empresas devem dominar as estratégias de recrutamento e seleção mais eficazes para conseguirem atrair os melhores talentos para as suas equipas e não serem ultrapassados pela concorrência. Por sua vez, os profissionais que procuram uma carreira internacional devem estar devidamente informados, não só sobre a empresa para onde vão trabalhar, quais as condições que oferecem e o tipo de cultura organizacional que têm, como também outras questões mais burocráticas, processuais e até legais.
Recrutamento com apoio especializado
85% das nossas colocações em 2023 foram para empresas internacionais que vêm a Portugal procurar os melhores talentos para criar as suas equipas técnicas.
Contar com a parceria de especialistas em recrutamento internacional é uma estratégia win-win para candidatos que procuram novos desafios além-fronteiras e empresas de IT que querem ter sucesso a recrutar no mercado tech global.
É um fator de diferenciação ter equipas de recrutamento altamente experientes nestes processos e com informações privilegiadas sobre os próprios mercados e empresas. O processo exige confiança, compromisso e transparência, de parte a parte, e é isso que garantimos na Precise. Para candidatos, partilhando insights sobre salários, benefícios e ofertas para projetos internacionais ou locais, que realmente façam fit com as suas competências e ambições. Para as empresas, reduzindo os custos de um mau recrutamento e diminuindo o tempo de contratação, já que conseguimos identificar os melhores candidatos e chegar a profissionais mais difíceis de identificar.