Quem se movimenta no mundo empresarial já está, familiarizado com o conceito de cultura colaborativa. Este método de gestão estimula o trabalho em equipa e aprecia a contribuição de cada um, via ideias e sugestões. O objetivo é aprimorar constantemente os processos e resultados das empresas.
As empresas na área das Tecnologias de Informação (TI) enfrentam a escassez de talento especializado. Como resultado, a procura pelos profissionais com as competências certas é muito competitivo. Quem quer captar e reter profissionais qualificados e talentosos para as suas equipas, não pode negligenciar a cultura colaborativa.
A procura neste setor continua em crescimento acentuado, como sugere um estudo recente da Equinix. Segundo esta análise, em Portugal, 69% dos líderes de Tecnologias de Informação quer aumentar a sua equipa de TI nos próximos meses. 46% dos entrevistados apontaram a velocidade de transformação do setor de tecnologias como um dos maiores desafios. Estes inquiridos também identificaram a capacidade de retenção de talentos como uma área crítica para os recursos humanos de TI em Portugal
Todavia, sob pena de custos elevados e desperdício de meios, é importante que as empresas não falhem as contratações. Adotar uma boa estratégia de recrutamento, onde o ponto forte deve ser a cultura organizacional é essencial.
Cultura colaborativa, um mundo de vantagens
Regra geral, a cultura colaborativa é um conceito oposto aos modelos de competitividade pura e dura. Está ligada ao avanço tecnológico e apoiada numa hierarquia mais horizontal, onde todos têm voz e espaço para poder contribuir para melhoria dos processos de trabalho.
Utilizando esta estratégia, as organizações alinham os seus profissionais com as metas e objetivos que pretendem atingir. Ou seja, procuram que os colaboradores “absorvam” a essência da empresa e o seu propósito.
Todavia, para tal acontecer, a empresa tem que contribuir. É necessário criar um ambiente em que os colaboradores se sentem confortáveis e valorizados nas posições que ocupam, garantindo que todos têm espaço para crescer junto da organização.
Recrutamento no setor de TI – o desafio
No cenário atual, o recrutamento nas áreas de TI é um desafio constante e as empresas têm que se diferenciar no mercado. Para tal, é necessário apostar em estratégias eficazes para conseguir atrair e reter os melhores talentos, para existir 100% fit. Nada pior para uma empresa que colaboradores que não se identifiquem com os seus valores e com o seu método de trabalho.
A cultura organizacional desempenha um papel central, aumentando a retenção de colaboradores e simplificando a colaboração entre equipas.
Porém, o que acontece quando se contrata alguém que não faz fit com a cultura da empresa? Podemos olhar de dois prismas: o da empresa e o do colaborador. Para os primeiros pode gerar frustração, pelos custos e tempo perdido. Por outro lado, os segundos podem não se sentir integrados e sem ligação à equipa.
Vantagens da cultura colaborativa para o recrutamento
A cultura colaborativa tem impacto no processo de recrutamento de TI, e vantagens indiscutíveis para os gestores de recursos humanos, tais como:
- a empresa é mais atrativa do que as concorrentes;
- os colaboradores tornam-se embaixadores da própria marca;
- colaboradores transformam-se em recrutadores de novos colaboradores;
- a integração nas equipas é mais rápida;
- performance aumenta.
Quando bem implementado é um processo win-win quer para os candidatos a colaboradores, quer para os responsáveis de recursos humanos das TI.
A importância de parcerias estratégicas no recrutamento
Nem sempre é fácil esta tarefa, exige tempo, conhecimento e alinhamento de toda a organização. A empresa deve concentrar-se na sua especialização, considerando valioso investir num parceiro de recrutamento que siga esta abordagem.
Além disso, no processo de fomentar uma cultura de colaboração, é crucial manter em evidência valores como transparência, comprometimento e comunicação. Desta forma, todos saem beneficiados!