Reforçar as equipas de TI com profissionais qualificados é um trabalho espinhoso no atual contexto laboral nacional. Quem lidera uma empresa e procura constantemente investir na sua transformação digital, sabe do que falamos. Hoje em dia, ninguém nessa posição tem a vida facilitada, quer para atrair talento, quer para, numa fase posterior, o conseguir manter.
E não é só a realidade do dia a dia que nos mostra esta evidência. Ainda recentemente o Barómetro RH 2023, identificou aqueles que os empregadores consideram ser os maiores desafios no mercado de trabalho atual. E são, precisamente, a atração e a retenção de talento (31%), a escassez de profissionais qualificados (29%), seguido do alinhamento das expetativas em relação ao modelo de trabalho em vigor (17%). Aliás, e ainda de acordo com esta pesquisa, 80% dos inquiridos considera a retenção e a captação de talento como as principais prioridades da sua empresa, relativamente aos recursos humanos.
As dificuldades no recrutamento e na seleção de profissionais de TI marcam a atualidade:
- Escassez de profissionais qualificados e experientes
- Falta de visão estratégica sobre o negócio
- Ausência de fit entre o profissional e a cultura organizacional
- Ausência de planos de carreira bem-estruturados
- Processos de recrutamento e seleção muito longos
Todavia, as empresas não devem encarar estes desafios como um drama, mas, pelo contrário, devem rodear-se de todas as condições para poderem formar equipas coesas, altamente competentes e capazes de encontrar as melhores soluções para os clientes. Neste ponto, o apoio de um parceiro especializado em TI é um trunfo relevante, já que conhece o mercado melhor do que ninguém e o seu know how torna o processo de recrutamento mais ágil, assertivo e eficiente, ajustando, por exemplo, as expetativas salariais aos perfis dos candidatos.
Assim, a organização pode focar-se exclusivamente no seu core business e dedicar-se a projetos de tecnologias emergentes, inovadores e escaláveis, e deixar a tarefa de seleção de potenciais candidatos para quem domina o mercado. Esta parceria permite que o recrutamento seja mais preciso e aprofundado, além de garantir um acompanhamento próximo, KPI’s para melhoria de processos, strategic sourcing e foco na cultura de feedback durante todo o processo de seleção.
Mas as vantagens da colaboração com um parceiro especializado na seleção de profissionais de TI não se limitam ao já referido. O acesso a uma maior rede de candidatos qualificados é outro dos pontos a favor porque são empresas que possuem uma base mais ampla e diversificada de perfis, bem como todas as informações relevantes sobre os mesmos, desde as competências técnicas às comportamentais. Todos estes argumentos validam o facto de a redução da taxa de erro na contratação ser uma evidência quando as empresas especializadas entram no processo, na medida em que conseguem identificar e selecionar os candidatos mais adequados à função e à cultura organizacional em causa. Alinhar os objetivos e a cultura de uma organização com as expetativas, o perfil e o plano de carreira de um candidato, é, desta forma, um objetivo muito mais fácil de concretizar.
Assim, torna-se imperativo que as organizações reconheçam a importância de um parceiro especializado em recrutamento de profissionais de TI. Este parceiro não só tem o conhecimento técnico necessário para identificar os melhores talentos, como também compreende a dinâmica das empresas e as suas necessidades. Lembre-se que só tem a ganhar, se tiver ao seu lado o parceiro certo porque garante vantagem competitiva, mas, acima de tudo, crescimento sustentável.