Todos os players de mercado têm consciência de que a tecnologia tem impulsionado a transformação das empresas. Quem cria uma empresa percebe rapidamente o valor dos profissionais de TI. São fundamentais para desenvolver, sustentar e aprimorar a infraestrutura digital das organizações.
A rápida evolução tecnológica exige que as empresas encontrem estes talentos. A Eurostat destaca num estudo recente que 61,4% das empresas portuguesas enfrentam dificuldades para recrutar talento tecnológico. Esta escassez gera uma competição intensa no mercado, tornando os melhores profissionais de TI muito disputados.
Estratégias para Recrutar Talentos de TI
Recrutar e selecionar especialistas em tecnologia exige perseverança, mas pode ser otimizado com o suporte de um parceiro experiente no setor de TI. Diante do rápido progresso tecnológico, as empresas podem ultrapassar o desafio de captar os melhores profissionais para suas equipas, adotando estratégias eficientes e empregando as ferramentas certas.
Neste contexto, a relevância e o impacto dos estudos de mercado no recrutamento e retenção de talentos são evidentes. Estes estudos oferecem informações valiosas que ajudam as empresas a responder perguntas sobre as tecnologias tais como:
- quais as tecnologias mais procuradas do momento;
- quais as tendências salariais;
- quais as preferências dos profissionais de TI.
5 Vantagens de contratar um especialista em estudos de mercado
De forma geral, quais as vantagens de recrutar um especialista em estudos de mercado, alguém que compreende profundamente essa área e sabe aplicar os seus conhecimentos de maneira eficaz às necessidades específicas das empresas?
No nosso canal de Youtube temos um vídeo que enumera todas as vantagens dos estudos de mercado no processo de recrutamento e retenção. Recapitulemos algumas das potencialidades:
1 – Identificar talentos
Permite com maior rigor e precisão identificar os talentos com as skills exatas que a sua empresa necessita. Assim, diminui-se o tempo e os recursos gastos com candidatos que não se adequam à equipa ou ao projeto desejado.
Exemplo: Considere o caso de uma empresa de TI que procurava software developers altamente qualificados. Após contratar uma empresa de estudos de mercado, descobriram que os profissionais necessários se encontravam numa cidade vizinha. Com essa informação, a empresa adaptou as suas estratégias de recrutamento e conseguiu ocupar as vagas.
2 – Recrutamento eficaz
Ao direcionar os esforços para os locais e canais onde estão os talentos de TI certos, a estratégia de recrutamento torna-se mais eficaz e o recurso a especialistas é uma mais-valia neste processo.
3 – Reduzir o turnover
É essencial dar prioridade à retenção de talentos, o que exige um entendimento claro das expectativas e necessidades dos colaboradores. Isto pode ser alcançado, por exemplo, por meio de programas de desenvolvimento profissional que elevem o salário emocional.
4 – Internacionalização mais ágil
Quem melhor que uma empresa especializada, que possui o know-how para assegurar que consegue contratar os profissionais certos, para qualquer mercado? Com este apoio, reduz tempo, recursos e os riscos associados à contratação internacional.
5 – Investimento a longo prazo
A contratação de especialistas em estudos de mercado nesta área é um investimento com um retorno significativo a prazo. Ao contribuir para a redução do tempo de contratação, para a melhoria na qualidade dos candidatos e a maior retenção destes, a empresa pode economizar recursos financeiros consideráveis a médio/longo prazo.
Alavancar o sucesso dos RH de TI: O poder dos estudos de mercado
Diante disso, fica evidente que estamos a viver num período de intensa competição no mercado de TI. Portanto, mais do que nunca, os estudos de mercado desempenham um papel fundamental e são uma ferramenta poderosa para transformar e aprimorar a gestão de recursos humanos, tanto no recrutamento quanto na retenção.
Neste contexto, cabe às empresas ajustar as suas estratégias de recrutamento e procurar parceiros especializados com expertise e experiência no mercado de TI.