Conhecer bem o mercado é fundamental para que as empresas correspondam ao que o seu público-alvo procura e, ao mesmo tempo, consigam ter um negócio bem-sucedido. Com a competitividade empresarial ao rubro, a informação (seja qualitativa ou quantitativa) é um bem muito valioso que não pode ser preterido.
É necessário conhecer todas as variáveis que influenciam o comportamento dos candidatos, entender a concorrência, o impacto das tecnologias e os melhores processos para chegar ao target. Deve garantir que tem informação suficiente que permita comunicar bem o valor da empresa, dos produtos e serviços e tragam vantagem competitiva.
O que as empresas precisam e o que os trabalhadores esperam?
Esta situação aplica-se a todos os setores, incluindo o de recursos humanos. Em áreas como tecnologia e saúde, onde há uma notável escassez de profissionais, compreender a relação entre oferta e procura é essencial. As empresas precisam de talentos, que por sua vez procuram condições atrativas, não se limitando apenas ao salário. Há múltiplos fatores envolvidos.
É essencial analisar o mercado para entender as necessidades das empresas e as motivações dos profissionais. Um estudo de mercado detalhado é uma ferramenta poderosa e pode ajudar a esclarecer estas questões.
4 pontos fundamentais para um estudo de mercado eficaz
Compreenda o potencial do seu negócio e direcione os recursos humanos da sua organização para os locais certos. Eis alguns exemplos do que um estudo de mercado de recursos humanos (na área da saúde e IT, por exemplo) deve contemplar para ser eficaz:
1- Identificar onde estão os recursos
É imprescindível mapear as regiões onde estão concentrados os profissionais qualificados e identificar as tecnologias que dominam. Só assim é possível localizar os potenciais talentos e atuar de forma eficaz para os contratar.
2- Médias salariais versus nível de escolaridade
Determinar as médias salariais, tendo em conta a experiência dos profissionais, é outro indicador a considerar num estudo de mercado. Esta informação permite que a organização ofereça remunerações competitivas e alinhadas com o mercado.
3- Conhecer as razões que fazem um profissional mudar de empresa
Entender os motivos que levam um profissional a mudar de organização, como salário, cultura da empresa, e relações no trabalho, permite refinar a sua proposta de valor e tornando a sua empresa mais atraente.
4- Quais os benefícios que os candidatos valorizam
Aqui está outro indicador valioso para contratar e conseguir consolidar equipas. Sabendo o que os profissionais esperam das empresas do seu setor, poderá elaborar uma proposta atrativa e competitiva.
5- Conhecer a concorrência
Outra vertente que não pode ser descurada é conhecer a sua concorrência. Entenda as empresas do mesmo setor, das suas práticas de RH até as oportunidades que disponibilizam. Deste modo irá adotar um posicionamento único e eficiente e destacar-se o seu público-alvo.
Atraia os profissionais ideais com os estudos de mercado certos
Conheça as expectativas dos profissionais relativamente às empresas do seu setor para desenvolver uma proposta que seja atrativa e competitiva. As vantagens dos estudos de mercado são muitas, mas a tarefa não é fácil. Exige know-how, conhecimento de mercado e a garantir a parceria certa, tal como a Precise, para garantir resultados precisos e fidedignos.
Lembre-se: a informação só tem valor quando é precisa e bem fundamentada. Este é o único caminho para poder obter os melhores insights e tomar as melhores decisões estratégicas.