Como enfrentar os desafios associados aos profissionais de saúde

Novembro 10, 2023
Burnout nos profissionais de saúde

Nunca como agora se falou tanto de gestão de saúde. Este tema chave aborda desde os problemas do setor até aos desafios diários enfrentados por profissionais cada vez mais sobrecarregados. A pandemia de Covid-19 expôs as lacunas nos sistemas de saúde mundiais. Muitos foram os médicos, enfermeiros e especialistas de várias áreas à beira do esgotamento.

Os impactos da pandemia e o aumento do burnout

Os profissionais de saúde enfrentam locais de trabalho caóticos e dificuldades de trabalho em equipa. A pandemia exacerbou esta situação, com o atendimento a muitos pacientes em pouco tempo sob pressão constante, afetando tanto a saúde física quanto mental dos profissionais e, consequentemente, a qualidade do atendimento.

Dados alertam para o esgotamento nos profissionais de saúde

Um estudo da Vatornews mostrou que, em 2021, durante o pico da pandemia, 60% dos profissionais de saúde nos EUA se sentiram em ‘burnout’. A pesquisa, com mais de 20 mil médicos, revelou que o esgotamento subiu de 45% em 2019 para 50% em 2020, e depois para 60% em 2021. Assim, não surpreende que o número de profissionais que quer deixar a saúde tenha aumentado de 24% em 2019 para mais de 40% em 2021.

Torna-se clara a importância de se criarem sistemas de apoio psicológico para ajudar estes profissionais a lidar melhor com o stress e a ansiedade.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem alertado para esta problemática e para a necessidade de se tomarem medidas para minimizar os problemas que afetam estes profissionais. Num dos últimos relatórios já são visíveis as melhorias na saúde. Após a pandemia, os sistemas de saúde de vários países estão a recuperar, com a queda da interrupção dos serviços de 56% em 2020 para 23% em 2023.

Investir no futuro: Melhorias essenciais para profissionais de Saúde

Para lidar com o cansaço dos profissionais de saúde, um problema antigo piorado pela pandemia que afeta muito os serviços de saúde, as organizações de saúde precisam tomar várias medidas importantes. Estas ações não só ajudarão a melhorar a capacidade de resposta e eficiência operacional, mas também fortalecerão os sistemas de saúde a longo prazo. Vejamos algumas medidas necessárias:

  • Investimento em infraestrutura:

    • Modernizar as instalações para criar ambientes de trabalho mais eficientes e agradáveis.
    • Garantir que as unidades de saúde estão bem equipadas para enfrentar desafios futuros.
  • Aquisição de equipamentos modernos:

    • Adquirir tecnologia de ponta para diagnóstico, tratamento e gestão de pacientes.
    • Implementar sistemas de informação em saúde que facilitem a comunicação e o acesso a dados em tempo real.
  • Adoção de tecnologia:

    • Investir em soluções de telemedicina para expandir o acesso ao atendimento, especialmente em áreas remotas.
    • Utilizar inteligência artificial e análise de dados para melhorar a tomada de decisões clínicas e operacionais.
  • Recrutamento de profissionais qualificados:

  • Compromisso contínuo com a melhoria:

    • Estabelecer programas de bem-estar e apoio psicológico para os profissionais de saúde, combatendo o esgotamento e promovendo a saúde mental.
    • Implementar práticas de gestão que promovam o trabalho em equipa, a comunicação eficaz e um ambiente de trabalho seguro.

Assim, as organizações de saúde podem abordar os problemas atuais, mas também preparar-se melhor para os desafios futuros. Isto resultará em sistemas de saúde mais resilientes, capazes de oferecer atendimento de alta qualidade de forma sustentável.

Menos desafios, melhores práticas e programas

É necessário fazer mais e melhor para parar este ciclo e tomar medidas para evitar o burnout. Todas as unidades de saúde devem implementar programas para assegurar o work-life balance, garantir apoio psicológico e ter planos de formação. É essencial que as organizações de saúde escolham um parceiro especializado para desenvolver uma estratégia contra o burnout dos profissionais. Este parceiro pode ajudar a encontrar as melhores soluções, tanto internas quanto externas. Uma opção pode ser através de usar serviços de outsourcing para melhorar e simplificar o processo de contratação de pessoal. Deste modo o recrutamento torna-se mais eficiente e rápido, e evita que as equipas fiquem sobrecarregadas.

A administração na área da saúde apresenta desafios únicos. Para os superar, as unidades de saúde devem encontrar parceiros e ferramentas adequadas, para estabelecer um local de trabalho positivo. Esta estratégia engloba a atração de colaboradores empenhados, tecnicamente aptos, proativos e eficazes na resolução de problemas. O investimento em inovação e tecnologia ajuda a impulsionar a motivação dos especialistas e elevando a qualidade e segurança do atendimento ao paciente.

Neste cenário complexo, a escolha da empresa parceira certa transcende a simples colaboração. É a pedra angular para transformar desafios em oportunidades de crescimento e inovação. Optar por uma empresa de recrutamento especializada em saúde mostra um compromisso sério com a qualidade dos cuidados para profissionais e pacientes.