Como o Outsourcing pode ser uma mais-valia para o setor da saúde

Novembro 13, 2023

Como o Outsourcing pode ser uma mais-valia para o setor da saúde

Trabalhar em equipa, com as parcerias certas, com motivação e empenho são ingredientes que fazem a diferença no sucesso de qualquer empreendimento e a área da saúde não é exceção. Entre os muitos desafios com que a atividade se depara, encontram-se a redução de recursos, a pressão para resultados eficientes, o turnover da equipa ou o grande volume de solicitações.

Esta é uma altura de enorme pressão diária, por um lado, para todas as profissões relacionadas com o setor da saúde e, por outro, para quem gere as unidades de saúde, não tendo passado, certamente, despercebida a quem nos últimos tempos teve de recorrer aos serviços de saúde nacionais, públicos ou privados.

São os próprios profissionais que reconhecem este clima de instabilidade, como fica patente no 1.º Barómetro da Cultura Organizacional associada à prestação de cuidados, promovido pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) junto dos trabalhadores do SNS. O estudo revela que, em Portugal, apenas 34% dos profissionais de saúde consideram ter o tempo e os recursos necessários para desempenhar bem a sua função. Além disso, 56% dos trabalhadores faz uma avaliação negativa sobre a forma como os diferentes gestores das diversas instituições de saúde percecionam a atividade das organizações.

Hoje, mais do que nunca, as instituições de saúde assemelham-se cada vez mais às empresas dos restantes sectores, na medida em que, a par dos cuidados de saúde prestados, torna-se também necessário saber gerir, saber recrutar os melhores profissionais, potenciar rotinas médicas, assim como melhorar a produtividade e a qualidade do atendimento. Ainda assim, esta situação não tem de ser dramática para os serviços de gestão destas instituições. Cada vez mais instituições de saúde recorrem a parceiros cuja expertise é o recrutamento e a gestão de profissionais de saúde, permitindo-lhes focar-se no desenvolvimento da sua prestação de cuidados de saúde.

Outsourcing: o maior aliado estratégico 

É aqui que o outsourcing pode mostrar todas as suas potencialidades, uma vez que, enquanto abordagem estratégica, vai permitir aumentar a eficiência operacional, otimizar os recursos disponíveis e assegurar tomadas de decisão mais informadas.

Ao terceirizarem algumas tarefas e processos, as instituições de saúde só têm a ganhar:

  • Redução dos custos operacionais: nomeadamente, os que estão associados ao processo de contratação e à equipa de gestão. Desta forma podem redirecionar os investimentos para melhorar infraestruturas, quer de instalações físicas quer de equipamentos médicos, ou apostar em soluções inovadoras, como telemedicina, segurança de dados ou sistemas de gestão, só para citar alguns exemplos.
  • Simplificar e agilizar a contratação de recursos internos: neste sentido, garante a contratação em escala de profissionais qualificados quando as organizações precisam de lidar com grandes volumes de recrutamento de enfermeiros ou técnicos, por exemplo.
  • Flexibilidade para redimensionar as equipas: um parceiro de outsourcing especializado em saúde tem capacidade para dar resposta e garantir um serviço 360º, que pode envolver desde o recrutamento de profissionais qualificados, à contratação, integração, gestão contratual e de equipas. Além disso, o seu know how também lhe confere a flexibilidade necessária para redimensionar as equipas, preenchendo as lacunas de profissionais em período críticos ou evitando a sobrecarga de tarefas.

 

Com a preciosa ajuda de um parceiro especializado, as unidades de saúde podem, assim, concentrar-se apenas naquele que é o seu core business e naquilo em que são especialistas – aconselhamento médico e prestação de cuidados de saúde. O restante fica na mão de outros especialistas, os que dominam a gestão operacional e global de tudo o que é preciso para que uma unidade de saúde funcione de forma 100% eficaz, para quem lá trabalha e para quem tem necessidade de recorrer aos seus serviços.

Como dizia Platão, “Não espere por uma crise para descobrir o que é importante na sua vida”. Por isso, prepare-se da melhor forma possível, com as equipas e os parceiros certos, para responder aos desafios que o setor da saúde enfrenta diariamente.